Língua Estrangeira: Inglês (B2)

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: OP00025
Sigla: LEIB2
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável:
Corpo docente: Suzanne Frieda Reichenstein

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Compreender as ideias principais de textos complexos sobre assuntos concretos ou abstratos, incluindo
discussões técnicas na sua área de especialidade;
Interagir com um grau de fluência e espontaneidade que torne possível a interação com falantes nativos sem
constrangimentos de parte a parte;
Produzir diferentes tipos de texto sobre uma grande variedade de assuntos e explicar um ponto de vista sobre
temas de interesse pessoal ou relevantes para a sua área de trabalho, apresentando vantagens e
desvantagens de diferentes opções;

Programa

Os temas e as tarefas comunicativas são selecionados em função dos interesses e necessidades dos
estudantes e determinam o tipo de vocabulário e de gramática a praticar. Lista de temas e de tarefas a
apresentar como exemplo:
Temas: media; férias; estereótipos; discriminação; lazer; ambiente; educação; desporto; arte e cultura.
Tarefas: relatórios; resumos; cartas, e­mails; candidaturas a emprego; fichas de leitura; planos de trabalho;
projetos.


Métodos de Ensino

O ponto de partida da aprendizagem é o tema ou a tarefa de comunicação que pode ser mais ou menos
complexa em função do conjunto de atividades sequenciais que integra. Prevê­se assim o uso de atividades de
grau de dificuldade variável, tanto do ponto de vista linguístico como cognitivo, para poder corresponder
adequadamente às necessidades e interesses individuais dos estudantes.
O nível de competência linguística será determinado à partida, através de um teste de nível. De acordo com o
seu nível, o aluno é orientado para tarefas compatíveis no sentido de atingir as competências de saída,
prevendo­se a eventual definição de programas individuais de aprendizagem.
A avaliação contínua incide sobre todas as atividades, excepto no caso de negociação individual específica, e
tem uma ponderação de 20% na classificação final. A avaliação sumativa baseia­se em: um teste (40%); o
Portfolio linguístico individual (40%).

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
REDSTONE, Chris, Gillie Cunningham (2006) Face2face Elementary Student’s Book, CUP London, Collins
REDSTONE, Chris, Gillie Cunningham (2006) Face2face Intermediate Student’s Book, CUP London, Collins
Cambridge Learner’s Dictionary, CUP Collins Cobuild English Language Dictionary, London, Collins Longman
Dictionary ofContemporary English, London, Longman
Oxford Advanced Learner’s Dictionary ofCurrent English, Oxford, Oxford University Press; Macmillan English
Dictionary for Advanced Learner’s, Macmillan
MURPHY, R., English Grammar in Use, CUP (CD­ROM)
SINCLAIR, J. ed., Collins Cobuild English Grammar, London, Collins; SWAN, M., Practical English Usage, Oxford.
OUP TURTON, Nigel ABC ofCommon Grammatical Errors, Macmillan
VINCE, Michael Elementary Language Practice, Macmillan
VINCE, Michael Intermediate Language Practice, Macmillan
WILLIS, Dave Collins Cobuild Elementary English Grammar, HarperCollins

Página gerada em: 2024-05-08 às 06:22:14